quinta-feira, 21 de abril de 2011

1° DICA DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS (3 R'S)

Muitas vezes não percebemos mas, todos os dias, deixamos de consumir uma quantidade considerável de vitaminas presentes nos alimentos. Casca de ovo, sementes de abóbora, etc. Inúmeros são os exemplos de “restos” de alimentos de alto teor vitamínico que, na preparação de refeições, acabam indo parar na lata de lixo. 



Pó de Casca de Ovo

Ao utilizar ovos, procure sempre guardar suas cascas que podem trazer diversos benefícios, inclusive na prevenção da osteopenia e osteoporose. Sua deficiência também pode causar agitação, unhas quebradiças, propensão a cáries, depressão, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações.


O cálcio presente no pó da casca de ovo pode ser uma fonte adequada para suprir as necessidades de cálcio do organismo.



O corpo absorve apenas cerca de 500 mg de cálcio por vez; portanto, a ingestão de cálcio deve ser distribuída ao longo do dia. A vitamina D é essencial para a absorção desse nutriente. Tome sol para garantir sua quota. Ela é sintetizada na pele quando tomamos sol e possibilita a absorção de cálcio nos intestinos. Meia hora de exposição por dia, com o mínimo de roupa ou sem ela, é suficiente para as pessoas de pele clarinha; as mais morenas precisam duas ou três vezes mais tempo.


Modo de preparo do pó da casca de ovo:

- Lave-as muito bem. Deixe-as de molho em água com vinagre por 10 minutos, para matar os possíveis germes.

- Torre-as no forno alto por uma hora. Em seguida, triture as cascas no processador, no liquidificador, ou soque com um pilão até obter um pó bem fininho. Quanto mais fino, melhor.

- Depois de trituradas, peneire-as e guarde o pó em um recipiente seco e limpo, tampado e protegido do calor. Não é necessário deixá-lo refrigerado, pois do ponto de vista da preservação do cálcio, é irrelevante. Bem armazenado, o pó dura em média 3 meses.

É indicada a ingestão de uma colher de chá rasa do pó por dia.
O cálcio é melhor absorvido em um meio ácido. Portanto, para otimizar o aproveitamento do cálcio presente no pó da casca de ovo, pingue algumas gotas de limão ou vinagre sobre o pó antes de consumí-lo. Isso irá desmanchar a estrutura microscópica que prende o cálcio.
Uma casca de ovo contém 2.400 mg de cálcio, um copo de leite 290 mg, uma xícara de agrião cozido 300 mg.

O pó da casca de ovo serve como fonte complementar de cálcio, nutriente importante para o crescimento e na recuperação da saúde após uma doença, na gravidez e amamentação e para as pessoas idosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...